Guarapuava alcança 20ª posição no ranking "Connected Smart Cities" no quesito urbanismo

Guarapuava avançou no ranking “Connected Smart Cities de 2021”, ficando entre as 20 cidades brasileiras mais desenvolvidas no eixo de urbanismo. Em 2020, ao Município estava na 93º posição.

16/09/2021 19H45

Foto: Secom

Guarapuava avançou no ranking “Connected Smart Cities de 2021”, ficando entre as 20 cidades brasileiras mais desenvolvidas no eixo de urbanismo. Em 2020, ao Município estava na 93º posição. 

“Estar na 20ª posição eleva o nome da cidade e serve como mais um atrativo para novas indústrias, de novas empresas que colocam o urbanismo como um ponto estratégico para desenvolvimento dos negócios”, comemora o prefeito Celso Góes.

 

O ranking é desenvolvido pelas empresas especializadas em análise de dados demográficos para transformá-los em conhecimento e auxiliar na tomada de decisões. O objetivo é mostrar o desenvolvimento sustentável, inteligente e humano das cidades brasileiras.  

 

Para a população guarapuavana, o alto índice de urbanismo significa que também é alto índice de qualidade de vida, pois a cidade oferece ruas bem pavimentadas, boa iluminação pública e serviços de abastecimento de água e esgoto de qualidade. Além de demonstrar o cuidado com praças, ruas e avenidas, o fornecimento de internet banda larga e o acesso à coleta de lixo. 

 

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, a cidade conta também com um alto índice de coleta dos resíduos sólidos, um dos mais eficientes do Brasil.  “São setenta e cinco itens que são analisados para formatar esse ranking. Temos 100% dos imóveis regulares cadastrados com acesso à água tratada e acima de noventa por cento de coleta de esgotamento sanitário. Então, isso nos orgulha muito, nos dá mais ânimo pra trabalhar e continuar no caminho do desenvolvimento”, enfatiza. 

 

Iluminação Pública 

A parceria público-privada da iluminação contribuiu significativamente para elevar o patamar da cidade e melhorar a posição no ranking. Com atendimento de 100% do perímetro urbano e grande parte dos distritos (Entre Rios, Guará, Palmeirinha) com lâmpada de LED, o sistema já conta com 600 luminárias dotadas de telegestão e está na fase de implantação de câmeras de monitoramento. 

 

Ao todo, 120 câmeras vão fazer um “cercamento digital” em Guarapuava e isso deve refletir no próximo ranqueamento ao aumentar o nível de segurança no município. 

 

“Temos serviços importantíssimos realizados em parceria com as outras secretarias. Por isso, esse mérito não é só da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, mas também da SURG, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Trânsito e da Secretaria de Obras, que muito colaboraram para que alcançássemos esse nível”, enfatizou o secretário Paulo Dirceu.

Veja Mais