• Tem Balaio Feira Agroecológica e Cultural neste sábado (23)

    Mais uma oportunidade para adquirir diversos produtos em um só lugar. Neste sábado (23), das 10h às 16h, no pátio do Restaurante Ancoradouro, ocorre o Balaio Feira Agroecológica e Cultural de Guarapuava. O Balaio nasceu da união de um grupo de amigos com o foco principal de valorizar a produção agroecológica e orgânica. “A Secretaria de Turismo e a administração municipal incentivam e apoiam iniciativas como essa. É bom para cidade, para as famílias que colocam seus produtos à disposição e para os consumidores”, avaliou o vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro.

    Na feira do próximo sábado, haverá produtos orgânicos e agroecológicos, pães, broas, bolos caseiros, óleos essenciais, temperos e chás, doces, queijos, manteiga, requeijão, artesanato com aproveitamento integral de madeiras, artesanato indígena, artesanato em lã de carneiro, além de oficinas de arte, apresentações artísticas e rodas de conversa.

    Para ficar ainda melhor, o chef de cozinha Tales Pacheco apresentará aos visitantes o prato quirera desconstruída, vencedor do Outono Gastronômico 2018, evento coordenado pela Secretaria de Turismo de Guarapuava.

    O Restaurante Ancoradouro fica na [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Setran inicia instalação de três novos semáforos em Guarapuava

    Com o intuito de melhorar o fluxo de trânsito e ampliar a segurança nas vias da cidade, a Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes) está instalando três novos semáforos em pontos estratégicos de Guarapuava. “Estamos em constante estudo sobre o trânsito local, buscando formas de melhoria do tráfego e, a partir desses levantamentos e de dados apontados pelo nosso Plano de Mobilidade Urbana, iniciamos a instalação de semáforos em novos pontos", explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst.

    As equipes já trabalham na instalação do primeiro deles, que fica na Avenida Professor Pedro Carli, na entrada de acesso à região do bairro Vila Carli. Os outros dois ficarão na Avenida Manoel Ribas, sendo um deles na esquina com a rua Professor Becker e o segundo, no cruzamento com a rua Senador Pinheiro Machado. "Na Pinheiro Machado, a equipe do Corpo de Bombeiros terá acesso ao controle do semáforo. O intuito é que eles possam fechar o sinal em caso de emergência e tenham a saída facilitada para agilizar os atendimentos à população", afirmou o secretário.

    As instalações devem ser concluídas até o início de dezembro.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Coral dos Anjos inicia ensaios no Parque do Lago

    Nesta semana, o Parque do Lago se torna o cenário dos ensaios do Coral dos Anjos. Até 28 de novembro, as três mil crianças protagonistas do espetáculo vão movimentar o local seguindo as orientações de posicionamento da apresentação. As 35 escolas municipais se revezarão para organizar também a chegada e a entrada dos pequenos anjos no ponto turístico guarapuavano. “Este é o momento das crianças verem o posicionamento do dia, cantar e sentir o cenário maravilhoso. Cada dia, três escolas vem para os ensaios,com a expectativa do primeiro dia de como vai ser esse espetáculo. Com muita animação, a participação é maciça. Nossas crianças são protagonistas do maior coral infantil a céu aberto do Brasil”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

    Desde outubro, o repertório de 14 canções é ensaiado com o objetivo de fortalecer a magia do Natal. Para garantir o sucesso da apresentação, a diretora da Escola Municipal Professor Chester Cochanski, Daniela Buch Zavadzki, ressalta que esta etapa é fundamental. “Este posicionamento cria neles o sentimento de familiaridade com o local, as crianças já vem sabendo o que elas devem fazer. Participo há anos e, com ce [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Reforma da previdência no Paraná permitirá mais equilíbrio nas contas públicas

    A proposta de reforma da previdência do serviço público estadual vai conter o constante aumento do deficit do sistema, que já alcança R$ 6,3 bilhões neste ano - volume de recursos superior ao orçamento do Estado para a área de Saúde no exercício de 2019. A redução da insuficiência financeira para pagar aposentadorias e pensões permitirá maior equilíbrio das contas estaduais e abre a oportunidade de mais investimentos em áreas essenciais.

    A avaliação foi feita pelo secretário da Administração e Previdência, Reinhold Stephanes, nesta terça-feira (19), ao detalhar para a imprensa a proposta de reforma previdenciária do Governo do Estado. Ele ressaltou que o Paraná seguiu rigorosamente a legislação aprovada no Congresso Nacional, com regras de transição e respeito ao direito adquirido.

    A medida equipara a idade mínima às regras federais e estabelece um teto de aposentadoria para servidores que ingressarem no Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado após a aprovação da nova legislação. O benefício não poderá ultrapassar o limite máximo do Regime Geral de Previdência Social, que é de R$ 5,8 mil.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Secretaria de Obras executa desobstrução de galerias pluviais na rua Brigadeiro Rocha

    Quem passa pela rua Brigadeiro Rocha esquina com Senador Pinheiro Machado acompanha o trabalho da Secretaria de Obras. A equipe está executando a desobstrução de galerias pluviais em pontos críticos que alagam com grande volume de chuva. “Iniciamos o trabalho neste ponto e vamos seguir por toda a região central. São locais em que intervenções manuais ou caminhão de sucção não tem efeito, pois possuem grande acúmulo de materiais sedimentados e tubulações antigas, sendo algumas irregulares”, especificou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

    No caso da rua Brigadeiro Rocha, o vice-prefeito esclarece que a obstrução das galerias naquele local iniciou com a construção do edifício da esquina, sendo que, com as fortes chuvas, a garagem é invadida pela água. “Durante a construção do prédio, provavelmente a lavagem dos equipamentos era feita próximo as galerias. O material secou e entupiu as manilhas, agora estamos trocando por manilhas novas e retirando a tubulação antiga, com a parceria da Sanepar”, esclareceu.

    A Secretaria de Obras  de Guarapuava está fazendo o diagnóstico nas redes de saneamento de todo Centro da cidade. O objetivo é verificar quais os principais problemas e a mel [ veja mais ]
    Comentários: (0)