• Reunião técnica aborda o turismo como oportunidade para uma nova experiência de negócio

    A Secretaria de Turismo de Guarapuava e o Sebrae-PR de Ponta Grossa promoveram uma reunião técnica, nesta quarta-feira (20), no Teatro Municipal, com o tema Turismo a oportunidade para uma nova experiência em seu negócio. O evento reuniu representantes dos diversos segmentos turísticos de Guarapuava, como, por exemplo, hotéis, pousadas, empresas de turismo de aventura, agências de viagens, locadoras de carros, restaurantes, cervejarias artesanais, associações de rotas turísticas e estudiosos do assunto.

    O vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro, abriu a reunião destacando que Guarapuava vive um novo momento no turismo. “Poder público e iniciativa privada, juntos, colocam o município em um novo patamar, porém o trabalho continua pois ainda temos muito para conquistar e mostrar ao Paraná e ao Brasil”, observou o vice-prefeito, que apresentou o programa Guarapuava Turística 2026, implantado na atual administração e composto dos projetos Caminhos do Malte, Visite e Descubra Guarapuava, Caminho de São Francisco, Caminhos da Fé, Turismo de Aventura e Região Serrana do Paraná.

    As consultoras do Sebrae- PR, Nádia Terumi e Daniele Martins Machado, apresentaram um panorama sobre o turismo e o Selo Qualidade no Turismo do Paraná. “Esse selo e [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Energisa reforça orientações de segurança com as instalações de enfeites natalinos

    Além de segurança, as instalações corretas evitam o desperdício de energia

    Nesta época do ano, casas, prédios, ruas e avenidas, praças e até automóveis se cobrem de luz e cor para saudar essa verdadeira 'festa das luzes' que é o Natal. Mas é preciso tomar cuidado para evitar que a iluminação e os enfeites natalinos provoquem acidentes, como choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, e também com o desperdício de energia elétrica.

    Mesmo sendo novos, é preciso uma atenção especial para prevenir acidentes elétricos. "O primeiro cuidado é escolher produtos de boa qualidade. Todas as informações de segurança estão nas embalagens, além de indicações de potência, tensão e as corretas instruções de uso", explica Fernando Bombarda de Moraes, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa.

    O engenheiro também alerta para prevenção dos riscos de incêndios. "Evite colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de 'T', também chamado de benjamin, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento, que gera perda de energia e aumento no valor da conta. Outra medida importante é fazer uma revisão nas i [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Programa Varejo Mais em Ação foi encerrado no último dia 13, em Guarapuava

    Aprimorar o empresário e contribuir com melhorias no comércio varejista a partir de cases de sucesso. Para o empresário Lentulus Cremasco, proprietário da Laim Projetos Gerenciais, de Guarapuava, no Centro do Estado, estes são os principais diferenciais do Programa Varejo Mais em Ação, realizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava (Sicomércio), Sesc/Senac e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

    "É um programa que preza pelo engrandecimento do empresário, modificando entre o antes e depois. Oferece muito praticidade na aplicação dos conhecimentos e rompe preconceitos", afirma.

    A empresária Maria Aurea Martins, da Aurea Modas, também participou do Programa e acredita que muitas mudanças podem ser aplicadas no dia a dia da empresa."Saímos mais incentivados a buscar ainda mais proximidade com os clientes, a planejar ainda mais as datas comemorativas e a dar um up na empresa", conta. O Programa Varejo Mais em Ação contou com a adesão de 22 empresários e foi encerrado, em Guarapuava, no último dia 13, no Senac, pelo palestrante Fabrício Ramires Barbosa.

    O programa disponibilizado em Guarapuava promoveu o autodiagnóstico da empresa, a elaboraç [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • 150 FAMÍLIAS DA PALMEIRINHA RECEBEM TÍTULO DE PROPRIEDADE COM O PROGRAMA PAPEL PASSADO

    Mais 150 famílias estão com o título de propriedade definitiva em mãos. Nessa terça (19), foi a vez de famílias do distrito da Palmeirinha saírem com o documento que mudará suas histórias de vida. Com o Programa de Regularização Fundiária Urbana Papel Passado, da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o governo federal, duas mil famílias guarapuavanas estão conquistando a segurança jurídica do lar. ” Agora de fato é de direito, agora é de vocês. Isso é dignidade para as famílias, segurança e tranqüilidade. Em termos práticos, a partir de agora, qualquer reforma, ampliação, melhoria que queiram fazer no imóvel de vocês, o banco vai parcelar de uma forma acessível. Isso é possível porque vocês tem um documento na mão que diz que o imóvel é de vocês e ele pode ser dado como garantia. Por isso esse programa é tão importante e eu fico tão orgulhoso de ser o prefeito que fez o maior programa de regularização de terrenos da história da cidade”, exaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

    A possibilidade de melhorar o próprio lar já está nos planos de Aline Kruger e de seu esposo, Marcelo da Silva. “Vamos conseguir fazer financiamento [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • STF julga compartilhamento de dados sigilosos para investigações

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)