• Aeroporto de Guarapuava será o primeiro no mundo a instalar tecnologia para pessoas com deficiência visual

    Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria será reinaugurado  e começa a operar no sábado (7). App Veever, que orienta pessoas com deficiência visual por comandos de voz, já está disponível no terminal.

    Um aeroporto no interior do Paraná será o primeiro no mundo a oferecer uma solução tecnológica que promove a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão ao terminal aéreo. O aplicativo Veever, desenvolvido por uma startup curitibana, foi instalado de maneira gratuita e colaborativa no Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria, em Guarapuava. Em solenidade restrita a autoridades e convidados, o prefeito da cidade, Cesar Silvestri Filho e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Sandro Abdanur, entregam a obra de reestruturação do espaço nesta quinta-feira (5), às 19h. 

    Uma das novidades mais aguardadas na nova infraestrutura aeroportuária é o funcionamento do aplicativo Veever, disponível para download gratuito para pessoas com deficiência visual. Com dispositivos de microlocalização (denominados beacons) que se comunicam com o aparelho celular por bluetooth, a solução tecnológica auxilia pessoas cegas ou com baixa visão a se deslocarem em ambientes urbanos internos e externos, proven [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • SECRETARIA DE TURISMO É PRATA E BRONZE EM PRÊMIO NACIONAL

    É motivo para comemorar e se orgulhar. A Secretaria de Turismo desenvolve programa e projetos reconhecidos nacionalmente pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional de Turismo. Na noite desta quarta-feira (04), em Belo Horizonte (MG), aconteceu a solenidade de entrega do Prêmio Nacional do Turismo e a cidade garantiu a prata com o programa Guarapuava Turística 2026, categoria Melhoria do Ambiente de negócios e atração de investimentos; e bronze com o projeto Caminho de São Francisco, categoria Turismo de Base Local.

     “Parabéns e obrigado a todos que direta e indiretamente ajudam a construir uma nova Guarapuava, especialmente à equipe da Secretaria de Turismo. Nossa cidade pulsa desenvolvimento em todas as áreas e no turismo não é diferente. Está ai o reconhecimento”, disse o vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro, que recebeu a premiação das mãos do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O vice-prefeito estava acompanhado do assessor especial de gabinete, Marcio de Sequeira, e da coordenadora do Caminho de São Francisco, Valéria Stocki.

    Foram mais de 300 iniciativas inscritas, 150 selecionadas e 33 finalistas para o Prêmio Nacional do Turismo. “O reconhecimento nacional mostra que administração municipal e a iniciativ [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • ILUMINAÇÃO NATALINA DA LAGOA DAS LÁGRIMAS ENCANTA OS GUARAPUAVANOS

    A Lagoa das Lágrimas brilhou com a chegada do período mais mágico do ano. Nesta terça-feira (03), o clima de natal foi marcado por uma decoração especial neste cartão postal da cidade. O acendimento das luzes foi um espetáculo completo, com uma queima de fogos que encantou o público presente. “Este ano nós antecipando em uma semana o início das atividades e organizamos essa surpresa especial na Lagoa para valorizar este espaço querido pelos guarapuavanos, totalmente revitalizado pela nossa administração, onde podemos admirar agora também com as festividades do Natal”, enalteceu o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que prestigiou o show de luzes.

    O centro da cidade iluminado seria o destino final da Parada de Natal da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), que por motivos de chuva, teve de ser adiada com nova data a ser definida em breve. “Felizmente teremos mais um dia de festa! A Parada de Natal já é um sucesso por todos aqueles que estão envolvidos. Cada vez mais estamos fortalecendo as atividades neste mês de dezembro. Convidamos as pessoas para conhecerem o que o comércio e pontos turísticos têm a oferecer para toda a família neste período natalino”, destacou o presidente da Acig (Associação Comercial e Empresa [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Roberto Kuster canta World By A Six String

    Confira o primeiro Single( primeira música) do Cantor Guarapuavano Roberto Kuster " World by a six string"

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • HÁ MULHERES NA TERRA DE GUAIRACÁ! NOITE CULTURAL DESTACOU REPRESENTATIVIDADE FEMININA EM GUARAPUAVA

    A história de Guarapuava foi contada de um jeito especial na noite de segunda-feira (02), no Teatro Municipal. O evento cultural Vozes – Mulheres na Terra de Guairacá, que integra as comemorações dos 200 anos da cidade, destacou a representação feminina na formação do município. “A presença viva e forte das mulheres guarapuavanas constroem os 200 anos de Guarapuava. Claro que nesta comemoração deveríamos dar a elas o protagonismo que merecem. Parabéns à vocês que trouxeram suas experiências de vida e nos encheram de emoção e alegria ao saber o quão rico somos em história e cultura”, exaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

    Durante o evento, foi exibido um documentário produzido pelas secretarias de Comunicação e de Políticas Públicas para as Mulheres. Na produção, a história de Guarapuava foi contada por mulheres, a partir do olhar e da voz das protagonistas Maria Luiza Pinto, Izabel Virmond Rauen e Maria Vanda Viana Alves. “Talvez elas nunca tenham aparecido aos holofotes, não tenham sido pioneiras ou heroínas, e nem tiveram seus nomes registrados na história oficial, mas a vida delas também é a história de Guarapuava”, ressaltou a secretária de Comunicaç&atil [ veja mais ]
    Comentários: (0)