• Programa Papel Passado entregará mais de 250 títulos em dois Distritos nesta semana

    Nesta terça-feira (19), o programa de Regularização Fundiária Urbana Papel Passado fará a entrega de 150 títulos para famílias do Distrito da Palmeirinha. O evento é às 19h, no Colégio Estadual do Campo de Palmeirinha. Com esse documento os moradores ganharão segurança jurídica e social para gozarem de todos os direitos como proprietários. “Essa regularização é conquista, dá o pertencimento a um lugar, e o principal, dignidade para as famílias que estavam há muitos anos sem o documento definitivo da propriedade”, destacou o secretario de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.

    O mesmo ocorrerá no Distrito do Entre Rios, na quinta-feira (21), às 19h, na sede do Projeto Jovens em Ação (Projeção). Na ocasião, 134 moradores do Núcleo Municipal Entre Rios vão ser contemplados com os títulos.

    O programa, neste ano, já beneficiou 850 famílias do Bairro Industrial e pretende regularizar ainda nove loteamentos na cidade. No Paraná, Guarapuava é o único  município participante do Papel Passado.

     

    Serviço: Programa Papel Passado

    Data: Terça-feira (19/11/2019)

    Horário: 19h

    Local: Colégio Estad [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Esclarecimento para Guarapuava

    Por assessoria de Comunicação da Energisa

    A Energisa Sul-Sudeste informa que a falta de energia que atingiu os bairros Conradinho e Bonsucesso, em Guarapuava, na tarde desta segunda-feira (18), às 14h28, foi ocasionada por um problema em um equipamento da rede elétrica que abastece essas localidades. A empresa investiga o que provocou esse problema. 

    Técnicos da empresa foram acionados, e após manobras no sistema elétrico, 36% clientes tiveram o fornecimento regularizado às 14h55. Às 14h58, mais 58% clientes foram religados, e às 15h12, o fornecimento foi normalizado para todos os clientes atingidos.

    A empresa lamenta pelos transtornos e conta com a compreensão de todos.

     

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Incubadora apoiará projeto inédito de energias renováveis

    A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) vai apoiar um projeto inédito na área de energias renováveis, desenvolvido pela Bley Energias, startup curitibana que atua na área de biocombustíveis. A empresa foi selecionada no mais recente edital da incubadora, que apoiará ideias e negócios inovadores da Grande Curitiba e cidades do Norte Pioneiro.

    O fundador da empresa, Cicero Jayme Bley Junior, conta que depois de trabalhar por mais de 30 anos na área de reciclagem de resíduos e energias renováveis, percebeu que o mercado de biocombustíveis era dominado pela produção em larga escala. A partir daí surgiu a ideia de desenvolver uma microrrefinaria para produzir biometano – biocombustível obtido do biogás gerado por meio da transformação de dejetos de animais e resíduos indústrias.

    “Eu sempre tive a visão de buscar a produção em pequena escala, porque em grande escala já há um mercado maduro, dominado por empresas nacionais estrangeiras. O foco do meu projeto é atender o pequeno produtor, que não tem nada, nem equipamentos”, explicou Bley.

    Segundo o empreendedor, o protótipo já está operando e tem capacidade para produzir 10 metros cúbicos de biometano por hora. Atualmente o projeto encontra-se na fase da prova [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Falecimento do radialista Chico Nunes

    Sepultamento será neste domingo (17), às 17h, no Cemitério Municipal.

    Com pesar noticiamos o falecimento do comunicador da Cultura FM, Francisco Faria Nunes (Chico Nunes), ocorrido na noite deste sábado (16)  por volta das 21h30.

    O programa que tinha o nome do comunicador era levado ao ar diariamente às 17h, na Cultura 94,3. Chico Nunes submeteu-se a uma cirurgia cardíaca no início deste mês e estava momentaneamente afastado do rádio.

    De uma família de radialistas, Chico Nunes passou por diversas emissoras de Guarapuava. Na Cultura AM conduziu por diversos anos o programa "Alegria Cabocla", que era levado ao ar no período noturno. Nos últimos anos retornou aos microfones da Cultura, no período da tarde, participando do processo de migração, quando a AM transformou-se em Cultura FM.

    Chico Nunes foi Presidente do Rotary Club de Guarapuava, no ano rotário 1997/1998.

    Foto arquivo da Central Cultura de Comunicações

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Crianças do Cmei Santa Terezinha mergulham na cultura de diversos países e apresentam trabalhos em feira

    As culturas japonesa, italiana, africana, mexicana, espanhola, portuguesa, jamaicana e egípcia ocuparam o espaço do Cmei Santa Terezinha (Centro Municipal de Educação Infantil), nesta quinta-feira (14). Isso porque o Cmei promoveu uma feira cultural com o tema Conhecendo o Mundo. No evento foram expostas as atividades mais significativas realizadas ao longo do ano pelas crianças, desde o berçário até as do Infantil 3. “É o terceiro ano do projeto. Isso oportuniza o desenvolvimento cognitivo da criança através de brincadeiras e interação, além da socialização dentro da sala de aula”, ressaltou a diretora do Cmei Santa Terezinha, Débora de Ramos Voitena.

    Durante a exposição, os próprios alunos falaram sobre suas descobertas. “No Egito tem múmia, camelo, pirâmide”, contou Izadora Procidonio Camargo, 4 anos. Já o Gustavo Guralecka, de apenas 2 anos, estudou sobre a Itália. “Eu ajudei a professora a fazer pizza”, disse.

    O projeto visa ampliar a visão de mundo das crianças, permitindo que conheçam mais sobre diferentes povos e culturas. Através de pesquisas, atividades, brincadeiras, jogos, músicas e vídeos, elas aprenderam sobre a cultura do país correspondente a sua turma. Além disso, cada sala de a [ veja mais ]
    Comentários: (0)