• Parque das Araucárias receberá exposição do ônibus EcoExpresso, da Sanepar

    (Foto: Ascom Sanepar)

    A partir deste sábado (18), os guarapuavanos poderão embarcar em uma nova experiência, através do ônibus EcoExpresso. A atração estará estacionada no Parque Natural Municipal das Araucárias até dia 24 deste mês, integrando ações do projeto Rio ao Rio, da Sanepar, que já percorreu todo o Estado, abrindo as portas para mais de 170 mil pessoas. De uma forma dinâmica, o ciclo da água será representado através de uma maquete, incluindo uma casa com realidade aumentada.

    A exposição levará os visitantes a verem de perto, desde a estação de tratamento até as casas e depois das casas até o rio, em forma de esgoto tratado. “Além dos processos de abastecimento com água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstrará aos visitantes como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresentará o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos”, explicou o gestor socioambiental da Sanepar de Guarapuava, Naor Lima de Souza.

    A entrada é gratuita e livre para todas as idades, com horário de visitação das 8h às 12h e das 13h às 17h. O projeto é desenvolvido [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Celeiro de Inovação está com inscrições abertas para oficinas de fotografia, criação de jogos e impressão 3D

    Uma grande oportunidade para os amantes de jogos e fotografia. Com o foco em inovação e técnicas práticas, a Prefeitura de Guarapuava, através do Celeiro de Inovação, está promovendo oficinas de fotografia, criação de jogos e modelagem e impressão 3D, gratuitamente para a comunidade . “Estamos fazendo esse esforço para formar profissionais do amanhã que possam trabalhar conosco em nosso Parque Tecnológico. Essas são apenas as primeiras oficinas. Também estamos planejando e desenvolvendo cursos avançados nas áreas de programação, robótica, design, empreendedorismo, já pensando em fomentar e ampliar a atmosfera da inovação em Guarapuava”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur.

    As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet até o dia anterior a oficina. Para participar do curso de fotografia é indispensável que o participante traga a própria câmera para a prática das atividades. Já para as demais, é necessário levar um notebook. “O Celeiro de Inovação oferece essas oficinas e outras ações pois o seu pilar principal é a geração de novos talentos. Por meio de curs [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • VAGAS DE EMPREGO AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE GUARAPUAVA

    A Agência do Trabalhador de Guarapuava divulga  a relação de vagas disponíveis para serviços e atividades profissionais  em Guarapuava:

    VAGAS DISPONÍVEIS 20/01/2020
    Apontador de Obras
    Com experiência
    Auxiliar de Confeiteiro
    Com experiência
    Auxiliar de logística
    Com experiência
    Ajudante de Manutenção de elevadores
    Com experiência/ curso de eletromecânica/ eletrônica
    Atendente de ótica
    Com experiência
    Atendente de Padaria
    Com experiência
    Balconista de lanchonete
    Com experiência
    Borracheiro
    Com experiência
    Cozinheira geral
    Com experiência
    Conferente
    Com experiência
    Confeiteiro
    Com experiência
    Controlador de estoque
    Com experiência
    Costureira
    Com experiência
    Eletricista de veículos
    Com experiência
    Empregada Doméstica
    Com experiência
    Encanador Predial
    Com experiência
    Gerente de Loja
    Com experiência
    Instalador de internet para fibra
    Com experiência
    Mecânico de autos em geral
    Com experiência
    Mecânico de motosserra
    Com experiência[ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • TARIFA DE LIXO 2020 ESTÁ DISPONÍVEL PARA PAGAMENTO

    Por Secom


    A partir desta quarta-feira (15), os guarapuavanos já podem efetuar o pagamento da taxa municipal de lixo deste ano. No total, 17 mil contribuintes que optaram no ano passado pela forma de pagamento único receberão em suas casas nos próximos dias um boleto para quitação da taxa. Nos demais domicílios a tarifa será calculada automaticamente através da segunda opção: o parcelamento através da conta de água, com cobrança em 12 parcelas, a partir de janeiro. “Os guarapuavanos sempre pagaram essa taxa de lixo mas, anteriormente, ela era cobrada junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Fizemos essa mudança com o intuito de diminuir o valor do percentual de inadimplência e já estamos com progressos.

    Desde a alteração no segundo semestre de 2019 reduzimos a inadimplência de 38% para uma média de 5%”, ressaltou o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza. Quem preferir não pagar o boleto que está recebendo agora e quiser optar pelo pagamento parcelado, basta desconsiderá-lo. Assim, automaticamente, a taxa será lançada e cobrada pela Sanepar, com a tarifa dividida em 10 vezes e cobrada a partir do mês de março.

    Em Guarapuava, a arrecadação com o pagamento da tarifa do lixo é [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Resultado do Enem 2019 já está disponível

    Por Juliana Morales


    As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17). Para acessar o resultado, o candidato deve ir à Página do Participante, no portal ou aplicativo, e informar o CPF e a senha cadastrados durante o momento da inscrição para o exame.

    Consulte os resultados do Enem 2019

    Caso o candidato não se lembre da senha de acesso no momento da consulta, o sistema permite a recuperação da senha cadastrada. Após a divulgação das notas, os participantes vão poder se inscrever em vagas nas instituições de educação superior.

    Confira as principais formas de usar a nota do Enem:

    Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

    O Sisu reúne instituições públicas de ensino superior de todo o País. Para fazer a inscrição, basta que o estudante tenha obtido uma nota acima de zero na redação.

    O candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem [ veja mais ]
    Comentários: (0)