Secretaria de Finanças realiza audiência pública sobre nova metodologia de cobrança da taxa de lixo

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Secretaria de Finanças realiza audiência pública sobre nova metodologia de cobrança da taxa de lixo

foto: Reprodução

Na próxima quarta-feira (31), a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Guarapuava apresentará, em audiência pública, uma nova metodologia de cobrança da taxa de lixo a partir de 2019. Será na Câmara Municipal, às 19h.

Em Guarapuava, a cobrança da taxa de lixo, feita junto ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ajuda a arcar com os custos de todo o processo de coleta, destinação e manutenção do aterro sanitário. No último ano, a taxa de inadimplência do imposto chegou a 40%, com isso nem sempre a arrecadação cobre os custos totais do serviço, por esse motivo, a Prefeitura de Guarapuava buscou outras alternativas de cobrança.

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) apresentou a nova metodologia de base para o cálculo da taxa de lixo. A proposta é vincular o valor da taxa aos critérios de consumo de água. "Existem estudos que mostram variados métodos de cálculo sobre a produção de lixo nas cidades e que o que se mostrou mais adequado, para a cobrança, é a equiparação ao consumo de água. Exceções, como restaurantes, postos de gasolina e lavanderias, por exemplo, devem atender a critérios próprios. Vale lembrar ainda que essa metodologia já foi aplicada em outros municípios com sucesso", explica o secretário municipal de Finanças, Diocesar Costa de Souza.

A mudança na maneira de arrecadação da taxa de lixo, através da tarifa de água, deve ser aplicada a partir de 2019.

Serviço: Audiência Pública - cobrança da taxa de lixo

Data: 31/10

Hora: 19h

Local: Câmara Muncipal

« 350ml lança primeiro single da banda distribuído pela Universal Music

Secretaria de Educação abre inscrição para consulta pública de seleção dos diretores das escolas municipais »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários